De acordo com a lei, considera-se EPI – Equipamento de Proteção Individual, todo “dispositivo de uso individual destinado a preservar e proteger a integridade física do trabalhador”. Na área rural, os EPIs são utilizados em diversas situações, como por exemplo: proteção de ouvidos ao operar máquinas barulhentas; botas impermeáveis no trabalho em condições de umidade, lama; caneleiras que resistem ao corte do facão utilizado no corte de cana; roupas especiais para evitar contato com agrotóxicos e outros.
Há inúmeras situações no dia-a-dia que usamos EPIs e nem nos damos conta disso porque já virou um hábito de segurança no que se refere aquela atividade. Exemplo: uso do cinto de segurança enquanto dirigimos; uso de capacete ao andar de motocicleta; luvas em muitas atividades cotidianas; máscaras contra poeira ao operar máquinas colheitadeiras ou que soltem mais poeira que o normal, etc.
De uma maneira geral, um EPI destinado à aplicação de defensivos agrícolas é composto de 8 partes: camisa, calça, avental, touca árabe, viseira, máscara, luvas e botas. O EPI VEST SEGURA tem um moderno sistema de camisa conjugada com o boné, permitindo maior mobilidade e conforto (conheça todos os detalhes). Ele também possui zíper na camisa da maioria dos modelos, para deixar seu uso mais prático e rápido. Nossos kits apenas não possuem a máscara e as botas, porque esses itens têm vida útil diferenciada das outras partes e requerem compatibilidade mais específica para cada agricultor.
Durante muito tempo, os EPIs para a Agricultura foram considerados quentes e desconfortáveis. Entretanto, a tecnologia tem avançado, permitindo aliar o conforto e a segurança. O EPI VEST SEGURA é confeccionado com tecidos leves e semelhantes a uma camisa normal, porém com tratamento especial que confere hidrorepelência. Entretanto, isso não diminui a capacidade de transpiração, uma característica fundamental que permite adequada passagem de ar, tornando-os confortáveis para o uso em países de clima tropical, como o Brasil.
Se considerarmos o grande benefício do EPI contra intoxicações, é possível entender que não é um investimento caro. Tanto pelo valor envolvido em cada aplicação, como pelo benefício da preservação da saúde, o preço de cada EPI acaba se tornando irrisório. Afinal, qual o valor da sua saúde? Tem preço?